Emprestimo ConsignadoUm empréstimo consignado pode ser uma boa alternativa a outros tipos de empréstimo desde que esteja minimamente informado sobre o seu funcionamento e as suas taxas de juro. Este tipo de empréstimo esteve associado a alguns episódios problemáticos que vamos agora falar.

Os empréstimos consignados com desconto em folha de pagamento voltaram a ser permitidos já há algum tempo. Eles estiveram suspensos durante alguns meses quando foram verificadas irregularidades. O governo criou uma comissão para verificar essas irregularidades com os contratos de empréstimo consignado com as financeiras.

A oferta de empréstimos para servidores públicos se aumentou e multiplicou em proporção da segurança que as financeiras tem em receber o valor de emprestado. Estas operações são garantidas já que as parcelas do para pagar o empréstimo consignado são descontadas em folha.

Mesmo assim houve problemas. O valor das parcelas não era passado para as financeiras, embora fosse descontado da renda dos trabalhadores, que acabava por ter o nome inscrito nos serviços de proteção ao crédito, como o SPC e a SERASA.

Quatro meses depois de suspenso o serviço foi publicado no diário o decreto que regulamenta o empréstimo consignado. As financeiras tem agora que se cadastrar na Secretaria de Gestão, oferecer simulações para os diferentes tipos e valores de empréstimo consignado, tem de operar diretamente com o servidor público sem intermediários e em caso de irregularidades pode ser afastados por 2 anos de operações com o estado.

Empréstimo Consignado ou Empréstimo Pessoal

Na minha opinião o empréstimo consignado é melhor que um empréstimo pessoal, isto é se o dinheiro que você está pagando do empréstimo consignado não estiver a ser roubado por alguem como foi o caso explicado. O problema dos empréstimos pessoais é que tem juros altíssimos, dessa forma os empréstimos consignados são melhores e você não falha pagamentos porque a prestação é descontada diretamente da sua renda.

Depois de estes problemas a Controladoria Geral do Estado investigou servidores públicos que estariam manipulando a folha de pagamento para aumentar seus próprios salários. Alguns que deveriam receber R$ 1.5000 estavam ganhando até R$ 8.000 de salário. Este tipo de fraude gerou um prejuízo mensal de 3 milhões de reais por mês ao estado. A estrutura da folha de pagamento foi modificada para evitar que este tipo de crimes com o empréstimo consignado. Espero que este artigo tenha sido útil para você perceber melhor como o empréstimo consignado funciona!