Financiamento de VeiculosO financiamento de veículos é a única forma de comprar um veículos sem ter de pagar tudo de uma vez. Por isso o financiamento de veículos é a forma mais utilizada para pagamento para quem compra um veiculo novo ou usado. Apesar das dificuldades econômicas do último ano o financiamento de veículos aumentou em relação aos anos anteriores.

No último ano os bancos aumentaram o limite da duração do financiamento de 72 meses para 80 meses o que muitos especialistas dizem ser um tempo demasiado longo. Apesar disso o período médio do financiamento de veículos registou um aumento menos significativo para 42 meses dos 41 meses do ano anterior.

Como já falamos em outros artigos interessa nos como consumidores ter empréstimos e créditos curtos. Quanto mais rápido você pagar as dividas menos juros paga. A duração média do financiamento de veículos não está tão má assim. Eu recomento não ultrapassar os 48 meses nunca… 48 meses são 4 anos e vai pagar bastantes juros. Se for possível passar para 36 ou 24 meses deve fazer isso.

Essencial do Financiamento de Veículos

Estas são as dicas mais importantes que eu posso dar para você quando quer fazer um financiamento de veículos:

  • Deve fazer uma comparação dos vários financiamentos de veículos que existem no mercado. Procure pela taxa de juro e pelas condições melhores.
  • Se o concessionário diz que é taxa zero então vá a outro stand e pergunte pelo preço do carro a pronto pagamento. Ai o preço é logo diferente.
  • Deve dar o maior valor de entrada que conseguir. Assim faz um financiamento de veículos por um valor menor e acaba os pagamentos mais cedo e paga menos juros.
  • Não aceite o pagamento da TAC. Deve sempre pedir a isenção da TAC pois é o seu direito legal.
  • Não pague o veiculo em mais de 24 meses. Quando mais curto for o financiamento de veículos mais barato fica.
  • Pague sempre as suas prestações do financiamento.

Não pague a Taxa de Abertura de Crédito

Quando você faz um financiamento de veículos alguns bancos ou financeiras tentam por o custo da taxa de abertura de crédito (TAC) em cima de você. Esta taxa de abertura de crédito varia de financeira para financeira, de banco para banco e varia também conforme o cliente.

Digam o que eles disserem não pague essa taxa. Todos os bancos tem procedimentos para a isenção desta taxa por isso você paga só se quiser. Muitos vendedores querem que você pague esse valor pois eles recebem metade do valor com comissão. Esta prática é muito comum para os que fazem financiamento de veículos e podem tentar esse truque com você.

Quando você faz um financiamento de veículos deve sempre negociar a taxa de juro. Se a taxa de juro for muito alta o vendedor de empréstimos também pode receber um bónus ou uma provisão por causa disso. Antes de fechar um negócio com um crédito de veículos deve sempre fazer comparações e utilizar um simulador de financiamento de veículos para fazer as comparações entre as suas diferentes opções.

Mitos do Financiamento de Veículos

Para comprar um carro é preciso ver se o vendedor não faz nenhum e quando estamos fazendo o financiamento do veiculo também temos de estar atentos. Nos empréstimos pessoais existem muitas pessoas a tentar enganar você e a publicidade do financiamento de veículos pode ser muito confusa e induzir você em erro.

Financiamento de Veículos com Taxa Zero

O financiamento de veículos com taxa zero é um mito. Os vendedores querem incentivar você a comprar um carro novo ou usado com um financiamento que vai ajudar você… mas não é essa a realidade. O que acontece é que os juros estão incluídos no preço do veiculo. Muitas pessoas compram um veiculo e não olham ao preço final… olham só para a prestação mensal e como conseguem suportar esse valor todos os meses não investigam mais. O que acontece é que acabamos por comprar um carro mais caro pois os juros elevados do financiamento estão incluídos no preço do veiculo.

Financiamento de Veículos em 80 Meses

Muitas concecionárias publicitam um carro por uma prestação muito baixa. Se você estende o prazo do financiamento de veículos vai pagar muito mais juros. Em 80 meses vai acabar por pagar quase 2 carros e o seu carro vai para a sucata de velho antes de você acabar de pagar as prestações. O objetivo dos bancos é sempre vender o crédito com mais duração, você demora mais tempo a pagar tudo, pagando mais juros e enchendo mais os bolsos das financeiras e dos bancos. Tome isso em atenção, deve sempre negociar e puxar para o seu lado, pois eles puxam para o outro.

Outros truques do Financiamento de Veículos

Algumas concesionárias dizem que fazem só empréstimo ou financiamento de veículos com um determinado banco ou financeira… isso é só um truque para você ter menos opções e para eles encaixarem uma comissão mais alta de uma determinada empresa de financiamento. Pegue em suas coisas e vá para outra concessionária.

Outro truque que as concessionárias usam é dizer que a taxa de juro do financiamento de veículos não muda consoante o valor do carro comprado. Isso é falso, sempre que o valor emprestado aumenta a taxa de juros diminui. Muitas vezes os vendedores de veículos são bastante agressivos nas suas vendas e eles não tem vergonha de tentar convencer você que o que ouviu ou leu está errado e que deve pagar isto ou aquilo.

Não se deixe convencer por esses vendedores e visite a nossa página do simulador de financiamento de veículos para começar a fazer algumas simulções de financiamento para o seu carro novo.