Financiamento ImobilarioO financiamento imobiliário é a forma mais comum de comprar casa própria no Brasil e em Portugal. Antes de você escolher um financiamento imobiliário você deve ler sobre o assunto para perceber como fazer a melhor escolha do banco e deve entender as diferentes formas de amortização do financiamento.

Existem vários bancos e várias modalidades de financiamento de imóveis por onde você pode escolher. O truque está em encontrar o melhor financiamento para o seu caso. As taxas de juro, valores do financiamento, prazos de pagamento e tipos de amortização são só alguns factores que influenciam a escolha do financiamento imobiliário.

Para a maioria das pessoas o financiamento imobiliário é a decisão económica mais importante das suas vidas. Por isso vale a pena você gastar algumas horas ou dias a ver todas as opções que estão disponíveis pois você vai pagar essas prestações durante os próximos 15 a 30 anos da sua vida.

O financiamento de imóveis serve para as pessoas que querem comprar uma casa, apartamento ou imóvel comercial e não tem dinheiro para pagar à vista. Ao escolher um financiamento imobiliário é importante escolher o tipo de financiamento adequado à sua compra. O financiamentos tem diferenças consoante o valor do imóvel e o tempo e a prestação que você está disposto a pagar.

Ao fazer um financiamento imobiliário você deve procurar informações em vários bancos para poder encontrar o melhor empréstimo imobiliário para você. Como é lógico não deve ir somente a um banco e ficar logo com a primeira opção que lhe aparece à frente. Você vai ver todas as opções que encontrar e ver quais são as ofertas mais vantajosas para escolher o financiamento imobiliário com a melhor taxa de juro, melhor sistema de amortização e reajuste.

Dicas do Financiamento Imobiliário

Agora vou dar algumas recomendações para fazer um crédito imobiliário da melhor forma:

  • Comece a tratar do financiamento imobiliário com bastante antecedencia. A pressa é a inimiga da perfeição e neste caso você deve procurar pelo melhor financiamento, comparar os diferentes bancos e ter o crédito aprovado
  • Existem limites nos valores das prestações que podem ir até 35% dos seus ganhos líquidos ou 30% dos ganhos brutos. Na minha opinião você não deve ultrapassar os 25% da sua renda líquida.
  • Deve sempre escolher o prazo mais curto para pagar o empréstimo imobiliário
  • Deve dar a maior entrada possível para diminuir o valor do financiamento
  • Faça a escolha acertada do sistema de amortização da dívida
  • Se ao longo da vida ganhar dinheiro extra deve fazer a liquidação antecipada do empréstimo. Assim vai pagar uma pequena taxa de pagamento antecipado mas acaba por poupar muito nos juros.

Financiamento Imobiliário com Renda Baixa

Se você tem uma renda baixa não se preocupe, normalmente existem financiamentos imobiliários para rendas altas e baixas. Desde que você tenha renda comprovada não há impedimento nenhum de encontrar um financiamento imobiliário.

Restrições do Financiamento Imobiliário

Existem algumas regras e restrições dos financiamentos imobiliários que são impostas pelo Banco Central do Brasil. A análise do seu pedido de financiamento imobiliário dura entre 20 e 40 dias a ser processada pelo banco. Desta forma os créditos imobiliários não são coisa rápida de fazer pois vão surgir atrasos e você vai ter que fazer simulações para diferentes financiamentos em bancos diferentes.

A idade mínima para quem quer fazer um financiamento imobiliário é de 21 anos e a idade máxima é de acabar o financiamento com 75 anos de idade.

Documentos para fazer o Financiamento Imobiliário

Mesmo que você tenha uma conta num banco eles vão pedir todos os seus documentos e alguns bancos querem que você tenha uma conta corrente para fazer a candidatura ao financiamento imobiliário e em todos os bancos deve abrir uma conta correntista se o crédito for aprovado nessa instituição bancária.

Os documentos que você precisa para fazer o financiamento imobiliário são os seguintes:

  • Carteira de identidade
  • Certidão de nascimento ou de casamento
  • Fotocopia da Carteira de trabalho
  • Comprovativo de renda dos últimos 3 meses se você for assalariado
  • Declaração do Imposto de Renda e/ou declaração do contador
  • Certidão forense e federal para comprovar se existem processos criminais ou judiciais contra que requer o financiamento
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF

Se o seu crédito for aprovado você vai receber uma carta de crédito que é válida durante 30 dias e pode ser prorrogada por mais 30 dias se a instituição aceitar. De seguida você deve assinar um compromisso ou contrato de promessa de compra e venda com o agente imobiliário ou vendedor do imóvel e deve levar esse contrato e a documentação do imóvel ao seu banco para finalizar o financiamento. Nesta altura você deve ter atenção aos prazos para fazer tudo em seu tempo.

Espero que este artigo lhe ajude na procura de um financiamento imobiliário para comprar a sua casa própria. Pode ler mais artigos que estão na categoria de Financiamento Imobiliário em especial o artigo sobre os diferentes tipos de amortizações do crédito imobiliário.